4 motivos para você escolher caixa de papelão para embalagens de supermercados!

Sacolas plásticas são o símbolo da degradação ambiental. Em programas, documentários e conversas a respeito da conservação do meio ambiente, elas são quase sempre as grande protagonistas.

Tendo a sua utilização cada vez mais reduzida, as sacolas e embalagens plásticas vêm sendo substituídas gradativamente por sacos de papel e, em muitos casos, por caixas de papelão.

Mesmo tendo conhecimento dessa tendência, ainda existem gestores que se sentem inseguros quanto à utilização de caixas de papelão como embalagens de supermercados.

Para ajudar a explicar um pouco mais sobre a vantagem dessa prática, segue uma lista de benefícios da utilização desse material. Continue lendo!

1. Maior sustentabilidade

Para ajudar no convencimento de que o uso do papelão é melhor do que o do plástico, não basta desqualificar este último. Como já foi falado um pouco sobre a imagem negativa que a sacola de plástico tem, vamos nos voltar um pouco mais para o papelão.

No caso da disputa por um sistema de produção mais ecologicamente aceito, o papelão é um material que tem se voltado ao gosto dos consumidores.

Isso porque ele é mais facilmente absorvido pelo meio ambiente e não causa a morte de animais, nem a impermeabilização do solo  — o que ocorre frequentemente com as embalagens plásticas.

Além disso, a sua extração não assume riscos de contaminações e vazamentos, como no caso do petróleo, que é a matéria-prima das sacolinhas. O papelão também consegue oferecer uma boa taxa de reciclagem, tornando a sua vida útil maior e mais produtiva.

Uma caixa de papelão pode ser utilizada para transportar e armazenar produtos totalmente diferentes daqueles para os quais foi projetada, e, mesmo depois de destruída, é possível reutilizar as fibras em uma caixa inteiramente nova, resistente e adaptável.

Por fim, ainda que as fibras não sejam usadas novamente para a estruturação de novas caixas, elas podem ser destinadas para a geração de energia por meio de uma transformação combustível.

2. Agregação de valor

As embalagens de supermercados de papelão, além de serem sustentáveis, têm um forte apelo junto aos consumidores, que estão cada dia mais conscientes e preocupados com a utilização de recursos renováveis. 

Com uma alta versatilidade, o papelão consegue ser utilizado de forma extremamente satisfatória no desenvolvimento de embalagens que trazem segurança e leveza no seu manuseio e também esboçam um ar de sofisticação e design para a marca.

As embalagens podem ser de tipos com acabamentos mais rústicos e texturas propositalmente mais “cruas”,  ou também caixas com cortes diferenciados e impressões sofisticadas com imagens de grande precisão.

O papelão, quando bem trabalhado, pode ser uma ótima ferramenta para a conquista do cliente. O segredo está em conseguir identificar bem o público-alvo e o que ele valoriza mais, mas somente depois de entender a demanda é que se deve partir para a escolha do material e design da embalagem.

3. Facilidade na logística

Se bem dimensionada, e com um olhar estratégico, uma embalagem feita com papelão tem plenas condições de ajudar na praticidade e organização do PDV.

Assim, as embalagens de supermercados podem colaborar com uma boa apresentação do estabelecimento, ao mesmo tempo em que desempenham uma função importante nos momentos de armazenagem e proteção dos produtos.

Observando formatos, é possível criar caixas com dimensões que ajudem no transporte, mas que também favoreçam uma maior resistência na hora de se empilhar os produtos. Tudo isso sem danificar as mercadorias e de maneira a acrescentar muito pouco peso ao conjunto final.

Lembrando ainda que é possível uma impressão com boa qualidade de leitura — mesmo em caixas feitas de papelão reciclável — para informações como lote, prazo de validade, conservação dos produtos e até códigos de barras. O controle de estoque dispensa qualquer tipo de etiqueta anexa para melhor rastreio e manuseio dos lotes.

Ainda sobre logística, um último ponto deve ser ressaltado: é possível contratar a gestão do estoque de caixas de papelão de um supermercado. Ele é feito pela própria empresa fornecedora das caixas, e garante menos gastos com estocagem, pedidos automatizados e uma linha do produção totalmente enxuta.

4. Diminuição de perdas

Alguns tipos de produtos são muito delicados para serem transportados e o seu manuseio exige muito cuidado. Exemplos fáceis de serem percebidos são bebidas e alimentos.

Um transporte feito de maneira pouco profissional e com materiais de embalagens menos resistentes, pode implicar na perda de boa parte da mercadoria. 

Sobre esse aspecto, as caixas de papelão podem ser destacadas na redução de perdas durante todas as fases da operação do supermercado, desde o recebimento dos fornecedores até a venda e entrega ao consumidor final.

Mesmo que leve e fácil de ser trabalhado, o papelão consegue oferecer um bom nível de resistência fazendo com que o seu custo-benefício seja bastante competitivo.

Se for o caso, ainda é possível lançar mão de complementos e da adoção de folhas mais resistentes, como papelão composto por ondas duplas e outros tipos de ondulação e material.

Outro ponto que precisa ser ressaltado quando o assunto é diminuição de perdas, é a liberdade de criação de modelos que melhor se adaptem aos produtos.

Eliminando sobras de espaço e garantido muito mais estabilidade no empacotamento de produtos, mesmo com um formato irregular, o papelão oferece a flexibilidade necessária para o desenho sob os formatos com as medidas que os itens transportados necessitarem.

Como fica fácil perceber, adotar embalagens feitas com papelão é uma solução bastante inteligente para os supermercados. Além de todos os benefícios ligados à sustentabilidade e à conquista do cliente, financeiramente, é uma decisão que ajuda bastante na manutenção e sucesso do negócio.

Quanto mais cedo a sua empresa abrir os olhos para esta prática de mercado — que já vem sendo adotada em vários países —, mais rápido poderá colher os bons resultados que ela proporciona no dia-a-dia do seu processo produtivo.

Ainda possui dúvidas, ou procura entender como começar a trabalhar com caixas de papelão no seu supermercado? Então entre em contato conosco. Estamos prontos para tirar suas dúvidas e a orientá-lo em relação a tudo o que você precisa saber.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"