6 cuidados para ter com a logística de produtos de vidro e suas embalagens

A logística é um setor estratégico para qualquer negócio, afinal, ela é a responsável por todo o processo de organização, embalagem e transporte das mercadorias. Nesse ponto, é imprescindível destacar os cuidados que se deve ter com embalagens para produtos de vidro.

Cada tipo de mercadoria demanda cuidados específicos e no caso daqueles confeccionados em vidro, é preciso redobrar a atenção e estabelecer processos mais eficientes a fim de se evitar danos e perdas de estoque.

Diante disso, o presente conteúdo foi elaborado para ajudá-lo manusear corretamente esses materiais, tanto durante os processos internos do negócio quanto em seu deslocamento e transporte.

Leia a seguir as super dicas sobre o assunto e entenda melhor!

A importância da embalagem para o produto

Tão importante quanto a logística é o setor de marketing de uma empresa e, como gerente de marketing, você certamente compreende o quanto a embalagem é um fator determinante para o sucesso de um produto. Afinal, quando bem projetada, com design moderno e inovador, ela é um instrumento de atração.

As embalagens exercem um papel preponderante no processo de vendas, pois trabalham para a formação de uma imagem positiva da marca e do produto, ou seja, uma embalagem bem desenvolvida contribui para a credibilidade do negócio.

Mas, sua importância vai muito além de uma estratégia de marketing. Na verdade, ela deve ser pensada, também, como um instrumento adequado para proteger e viabilizar o transporte do produto.

Esse aspecto ganha ainda mais relevância quando tratamos de produtos de vidro e suas embalagens, pois, necessariamente, precisam ser resistentes e capazes de resguardar o produto dos impactos naturais existentes nos procedimentos logísticos.

Em outras palavras, uma embalagem perfeita deve reunir os conceitos de marketing e trabalhar a serviço da logística, sendo um recipiente de proteção à mercadoria.

Cuidados importantes na logística de produtos e embalagens para vidro

Conforme dito, o manuseio e o transporte de um produto de vidro exige uma logística diferenciada e mais cuidadosa. A união de um processo logístico eficiente e uma embalagem adequada possibilita a manutenção da integridade da mercadoria e, portanto, melhores resultados à empresa.

Portanto, confira a seguir alguns cuidados necessários para que seus produtos de vidro sejam transportados em segurança:

1. Conscientize os funcionários sobre o uso de EPI

Mesmo com todos os cuidados com produtos de vidro e suas embalagens, é prudente que os funcionários responsáveis pelo manuseio e contato direto com produtos de vidro estejam devidamente protegidos.

Desse modo, é importante que todos tenham à sua disposição alguns equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas anticorte, óculos de segurança e capacetes — no caso das peças serem transportadas acima da altura da cabeça.

Lembre-se de que esse tipo de proteção é essencial para a integridade física de seus colaboradores, uma vez que o vidro é um material cortante e potencial causador de sérias lesões.

2. Utilize o plástico bolha

O plástico bolha é um material que se adéqua perfeitamente às peculiaridades do transporte do vidro, pois reduz os impactos e evita danos às peças. Por isso, é aconselhável que se envolva a mercadoria nesse produto antes de acondicioná-las em caixas e prateleiras. Há também disponível no mercado a espuma de polietileno, que pode ser utilizada na proteção de produtos de vidro.

3. Prefira caixas de papelão para o transporte

Após proteger o produto com o plástico bolha, é o momento de prepará-lo para o transporte. Nessa etapa, a escolha da embalagem é fundamental, pois em estradas e rodovias tão irregulares, o deslocamento pode gerar danos às peças.

Assim sendo, prefira caixas de papelão em vez de madeira, pois é um produto mais maleável e menos rígido, evitando a quebra em casos de contato por trepidação dentro do caminhão.

4. Organize adequadamente os produtos e embalagens no caminhão

O transporte de produtos de vidro é bem minucioso e a maneira como a carga é distribuída no caminhão é outro aspecto que contribui para a segurança desse processo.

Orienta-se que as peças sejam sempre transportadas na vertical e que, caso contenham furos e cortes, elas estejam voltadas para cima. Ademais, os produtos maiores devem ser colocados primeiro no caminhão, em seguida, as médias e, por fim, as menores.

5. Fique atento à maneira como é feita o descarregamento

Após a finalização do transporte, os funcionários deverão descarregar os caminhões. Nesse momento, é preciso muito cuidado, pois alguns produtos podem ter se deslocado levemente durante o trajeto.

Assim, fique atento à maneira como esse procedimento é realizado. De modo geral, o mais prudente é que seja executado por profissionais treinados e que não se priorize a rapidez do processo, mas sim a qualidade — lembre-se de que a pressa pode causar perdas de mercadorias e danos físicos às pessoas envolvidas no descarregamento.

Outra dica é estabelecer protocolos para a concretização dessa etapa — quando se tem um procedimento bem definido a ser seguido e os funcionários o compreendem e dominam, as chances de erros são reduzidas. Por último, cuide para que isso seja realizado por mais de um funcionário, pois estar sozinho nessa tarefa pode afetar a segurança do produto e do próprio colaborador.

6. Faça uma conferência final

Ao concluir todas as etapas acima, é importante que seja feita uma conferência final para atestar se houve algum dano e perda.

Procure sempre monitorar os índices de perdas, pois esse é um importante indicador de que algo ainda precisa ser aperfeiçoado. Se sua empresa perde muitas peças de vidro no transporte é sinal de que há alguma falha, que pode ser consequência de uma embalagem e frota de veículos inadequada ou, até mesmo, o manuseio incorreto das mercadorias.

Após a leitura de todas as informações e dicas acima, é possível concluir que o transporte de produtos de vidro e suas embalagens exige um cuidado e atenção maior em relação aos demais produtos. Esses materiais são mais frágeis e demandam embalagens resistentes e preparadas para absorver os impactos, além de um planejamento logístico eficiente que cubra todas as fases do transporte, desde a separação dentro da empresa até a entrega ao consumidor final.

Gostou deste conteúdo? Ele lhe ajudou a executar melhor o transporte de suas embalagens de vidro? Então, gostaríamos de convidá-lo a assinar nossa newsletter e receber em sua caixa de entrada todas as novidades do blog. Assine agora mesmo!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"