Como comprar embalagens de papelão com bom custo-benefício? Confira!

Ao discutir assuntos relacionados à área de compras e investimentos a serem feitos pela empresa, muito se fala em preço. Na busca por uma alternativa barata, compradores e vendedores focam boa parte da atenção no valor negociado, sem se atentarem para o que realmente é uma boa negociação.

Nessas horas, talvez o melhor aspecto a ser observado não é se algo é caro ou se é barato, mas se a relação entre o custo cobrado é adequada ou não perante a qualidade oferecida. A partir deste ponto de vista, encontrar alternativas que façam ou não sentido para a empresa é uma tarefa que se torna um pouco mais fácil.

Sendo assim, para saber se o valor na compra de embalagens de papelão está adequado ao que se espera do fornecedor, alguns aspectos precisam ser bem analisados antes da realização do pedido e formalização da parceria. Dentre eles, separamos abaixo os que merecem maior destaque. Confira: 

1. Identificar a real necessidade da empresa

Para criar uma parceria vantajosa entre o fornecedor das caixas de papelão e o cliente, o preço justo deve ser aquele que garante a sustentabilidade da relação e uma qualidade que atenda objetivamente as necessidades da empresa compradora.

Por esse motivo, a primeira coisa a se fazer, antes mesmo de começar a cotar preços, é identificar com muita clareza quais são essas necessidades. Não adianta conseguir, por exemplo, fechar uma negociação com um valor de aquisição muito abaixo do mercado sendo que os itens escolhidos não se adéquam à demanda.

Os retrabalhos e gastos desnecessários

Caso seja percebida uma diferença no que se realmente necessita perante o que foi comprado, talvez seja necessário fazer algumas adaptações, como usar mais plástico bolha, papel fragmentado, almofadas de ar ou placas de isopor para compensar espaços vazios e dar mais estabilidade na hora do empacotamento.

Outra dificuldade pode ser precisar fragmentar os produtos em lotes menores para se adequar às caixas compradas ou ainda ter que fazer anotações manuais em cada pacote, aproveitando modelos genéricos de embalagens em vez de utilizar um fornecedor que consiga dar melhor acabamento ao produto.

2. Optar por material de qualidade e com boa apresentação

Após avaliar as reais necessidades da empresa, o comprador que busca atingir um melhor nível de qualidade precisa também se atentar para a forma como as suas vendas chegam até os clientes finais. Sob este aspecto, é interessante dividir o tema em dois pontos: a qualidade do material e a sua apresentação.

Qualidade da material

Quanto à qualidade, a utilização de embalagens de papelão que tenham uma melhor resistência vai garantir que os produtos comercializados sejam entregues em boas condições, e isto é fundamental para que o cliente não se decepcione com danos e avarias nos produtos.

Empresas que trabalham com e-commerce entendem bem sobre essa questão. Como  boa parte da logística é fragmentada em vários fornecedores, a satisfação do cliente final fica muito vulnerável.

Além de garantir que os produtos que saem da loja sejam de qualidade e dentro das especificações desejadas, o transporte e a forma como cada item é acondicionado também fazem toda a diferença quando o pedido chega ao endereço final.

Apresentação

O outro ponto relevante é a apresentação. Um produto que é entregue em uma embalagem bem trabalhada, resistente e personalizada consegue agregar muito mais valor do que outro que, mesmo estando intacto, seja entregue dentro de uma caixa amassada e com um visual mais genérico.

Como a experiência do cliente ao receber um produto está ligada a cada fator que influencie a sua percepção, quanto melhor a apresentação, mais valor agregado será atribuído.

3. Fazer uma boa negociação no volume

Quando o assunto é produção e venda em volumes de maior escala, as negociações também precisam ser feitas pensando em quantidades mais significativas.

Nestes casos, elas devem ser muito bem estruturadas, já que qualquer diferença de centavos em alguns itens pode representar economia para a empresa que compra ou prejuízo no processo.

Visão de futuro

Após avaliar as opções disponíveis no mercado e conhecer bem os preços e formas de pagamento, é hora de partir para uma tentativa de negociação que visa o médio e o longo prazo.

Esse tipo de relacionamento mais duradouro é fundamental para que não se perca muito tempo sempre fazendo novas negociações, ajudando também a evitar a falta de material em momentos delicados.

Sendo assim, o mais sensato é buscar fechar acordos que considerem um volume maior de pedidos. Além de fazerem com que os preços e formas de pagamento sejam mais amistosas, as parcerias bem ajustadas oferecem mais engajamento entre os envolvidos.

Todavia, um problema que pode aparecer é que, na procura por condições mais competitivas de compra, a empresa que busca as embalagens de papelão pode acabar tendo dificuldades relacionadas à indisponibilidade de espaço para armazená-las. 

A terceirização da gestão de estoque

Para evitar ter que ampliar a área de estoque e aumentar os gastos com manutenção, pode ser feita a terceirização da gestão desses itens. Além de afastar os gastos da armazenagem, também fica terceirizado o risco de perdas e acidentes, como incêndios e danos pela umidade.

Tendo o estoque administrado pelo próprio fornecedor do material, a empresa que compra economiza espaço e pode investir em seu pessoal de maneira mais focada em seu próprio core business.

Esse modelo de terceirização da gestão de estoque é uma tendência para vários ramos da cadeia de suprimentos. Ele proporciona mais economia nos processos e uma sistemática que garante que a rotina de alimentação do sistema produtivo seja feita de forma mais harmônica.

Tudo isso garantindo ainda um valor de aquisição de materiais mais competitivo do que utilizar uma estratégia de negociação por meio de pedidos mais frequentes, mas considerando menores quantidades.

Se você ainda não conhece como funciona o sistema de entregas programadas e está buscando avaliar fornecedores de qualidade para a compra de embalagens de papelão, que tal entrar em contato conosco

Além de contarmos com uma equipe totalmente voltada para a satisfação dos clientes, somos especialistas no assunto e temos equipamentos e processos avançados para garantir o seu fornecimento dentro do que há de mais moderno no mercado. 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"