Como conservar e armazenar produtos de limpeza?

Manter o estoque sempre organizado é uma estratégia determinante para o sucesso de qualquer supermercado, mas também é uma prática que interfere diretamente na conservação e qualidade das mercadorias. Por isso, saber armazenar produtos de limpeza é tão importante quanto vendê-los ao consumidor final.

Por serem tóxicos e até mesmo inflamáveis, os produtos de limpeza e similares precisam ser conservados e armazenados em áreas específicas de um supermercado.

Quer saber como? Então confira as nossas dicas e veja como armazenar produtos de limpeza corretamente em seu supermercado, além de descobrir a importância da embalagem nesse processo. Confira!

Separe os produtos de limpeza em categorias

Para facilitar o reconhecimento e até mesmo a retirada de produtos no estoque de um supermercado, é essencial separar cada item de acordo com suas principais características e composições.

Dessa forma, categorize cada mercadoria em setores, incluindo produtos para limpeza de roupas, chão, cozinha, entre outros itens. Ao seguir essa estratégia, o supermercado ainda terá a chance de identificar com mais facilidade quais são os produtos que estão em falta no estoque, além daqueles que possuem giro alto, sem depender de softwares para isso. 

Por outro lado, manter os produtos do mesmo grupo em um mesmo lugar é uma prática que também pode evitar alguns acidentes dentro de um estoque. Entre eles está a possibilidade de algum item ser avariado e, assim, misturado com outros produtos que possuem composições químicas divergentes.

Nesse caso, o resultado poderá ser catastrófico, já que a mistura de alguns elementos pode provocar intoxicações, alergias, pequenas explosões, entre outras reações perigosas para a saúde dos funcionários e clientes do supermercado.

A mesma dica vale para a exposição de produtos nas prateleiras, sendo indispensável organizá-los, para que o consumidor não fique confuso no ato de compra.

Fique atento à temperatura do ambiente

O local onde os materiais de limpeza são armazenados no estoque de um supermercado também influencia diretamente na sua conservação e durabilidade.

Lembre-se de que os ambientes úmidos podem deteriorar as embalagens e comprometer seu estado natural, da mesma forma que os locais quentes são capazes de provocar reações químicas nos produtos.

Para os produtos inflamáveis, como o aerosol, entre outros itens que contêm álcool, o cuidado precisa ser ainda maior, considerando que esse tipo de material não pode ser armazenado em lugares com temperaturas quentes, para evitar qualquer tipo de explosão, por exemplo.

No geral, a dica é manter o estoque em temperatura ambiente, a fim de conservar os produtos de limpeza. Se necessário, reserve um espaço separado para armazená-los com maior segurança. 

Mantenha os produtos de limpeza longe de alimentos

Os materiais de limpeza precisam estar sempre armazenados longe dos produtos alimentícios, ou seja, em prateleiras de estoque distintas. Essa separação também é obrigatória nas prateleiras de venda, já que podemos perceber que ambos os produtos estão sempre em corredores diferentes.

Entretanto, vale lembrar que, embora estejam vedados, alguns materiais de limpeza podem sofrer pequenas avarias ou até mesmo vazamentos e, por isso, precisam ser guardados bem longe de qualquer tipo de alimento para evitar possíveis contaminações e riscos à própria saúde dos clientes que comprarão os alimentos.

Armazene os materiais em prateleiras superiores

Parece óbvio, mas os produtos de limpeza e similares precisam ser armazenados sempre nas prateleiras superiores dos supermercados, incluindo detergentes, desinfetantes, cloro, álcool, entre outros itens que são tóxicos e podem despertar a atenção das crianças quando estão expostos em lugares de fácil acesso.

Portanto, posicionar estes itens em gôndolas superiores é uma questão importante para evitar acidentes, como uma criança abrir um produto e ingeri-lo, por exemplo.

Mas, além disso, é interessante ressaltar que essa estratégia de organização também pode favorecer as vendas, já que os clientes terão uma melhor visualização dos produtos (que ficarão próximos à altura dos olhos), o que influenciará de maneira positiva em sua decisão de compra.

Antes de armazenar produtos de limpeza, leia o rótulo

Alguns produtos possuem especificações importantes que acompanham sua embalagem. Por esse motivo, ler os rótulos com frequência é um hábito que pode ajudar no armazenamento e conservação dos materiais de limpeza, levando em consideração que alguns produtos possuem descrições mais exigentes.

No entanto, além de fornecer as informações necessárias para a armazenagem correta, os rótulos também possuem um papel importante no controle de validade, o que permite acompanhar manualmente os itens que estão próximos do vencimento e precisam ser descartados com urgência. 

Vale lembrar que um simples produto vencido ou mal conservado pode causar sérios riscos à saúde, o que também compromete a organização do estoque e, consequentemente, a credibilidade do estabelecimento no mercado. No entanto, felizmente, podemos contar com a ajuda de algumas diretrizes úteis que podem tornar o armazenamento um processo mais simples e prático.

Lembre-se de que os produtos de limpeza que estão vencidos podem ter sua eficiência comprometida e ainda causar riscos à saúde, como vômitos e dores de cabeça para quem os adquire. 

Saiba sobre a importância da embalagem

O correto armazenamento dos materiais de limpeza também depende das suas embalagens. Responsáveis por oferecer a proteção necessária, as embalagens precisam ser resistentes, a fim de impedir qualquer tipo de corrosão química.

No geral, as embalagens de plástico ou polietileno são as mais utilizadas em itens de limpeza, pois são menos vulneráveis à ação de reagentes químicos, normalmente encontrados em produtos, como a água sanitária e o detergente.

Além disso, as embalagens precisam oferecer a segurança necessária para o transporte, tanto para o armazenamento em estoque ou prateleiras quanto para o manuseio do próprio cliente.

Então, adquirir mercadorias com embalagens suspeitas não é um bom investimento para o supermercado, além de oferecer grandes prejuízos que podem resultar em perda de produto, avarias, reclamações do cliente etc.

Como mostramos, armazenar produtos de limpeza é uma estratégia importante para garantir a satisfação e segurança dos clientes, além de manter o estoque organizado e seguro para os funcionários. Todavia, é essencial adquirir mercadorias com embalagens resistentes e de qualidade.

Gostou de ler o nosso artigo e conhecer as nossas dicas? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe seu comentário em nosso post!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"