Confira 9 apps de logística que podem ser úteis na sua empresa

Vivemos a era da transformação digital. Nesse cenário, a comunicação tem desempenhado papel essencial no gerenciamento de qualquer empresa. E os aplicativos de celular têm sido importantes nos negócios, ajudando na gestão financeira, no controle de estoque e no gerenciamento de tarefas, entre outros.

Quando falamos em logística, o controle é imprescindível: é ele que vai favorecer o rendimento do trabalho e a ausência de problemas posteriores. Além de melhorar a eficiência, a versatilidade dos aplicativos pode ajudar a aumentar a produtividade.

Selecionamos alguns apps de logística que podem ser bastante úteis no universo da logística: do transporte de cargas às necessidades do dia a dia, permitindo atualizar ocorrências, verificar tarefas, enviar fotos, visualizar mapas, entre outras funcionalidades. Confira:

Cargas

1. Controlog

Para empresas de transportes, saber o que já foi entregue e o que ainda falta entregar faz toda a diferença. Um aplicativo de baixa de entregas ajuda a manter esse controle. Sem um sistema de comunicação entre os responsáveis pela entrega e a central, é preciso esperar o retorno do entregador para atualizar os dados.

O uso do telefone para o compartilhamento dessas informações é ineficiente em razão de seu alto custo. Um aplicativo específico, ao contrário, coloca as informações ao alcance de todos, o que otimiza o tempo de trabalho: previsões de entrega e atrasos são mais facilmente controlados. Disponível para Android, o aplicativo é gratuito.

2. TruckPad

Se, antes, era o agenciador que aproximava transportadoras e caminhoneiros, agora é o TruckPad que faz essa mediação. O funcionamento é simples: o caminhoneiro inclui seus dados e informa quais regiões pretende atender. Em seguida, passa a receber ofertas e escolhe as que são do seu interesse.

Já as empresas, só precisam informar diretamente no aplicativo as características do frete para receber uma lista de caminhoneiros disponíveis para fazer o serviço. Depois, enviam a oferta de carga para fechar negócio no chat do aplicativo.

O sistema permite que o caminhoneiro compartilhe sua localização com o cliente e até acompanhe notícias sobre o trajeto que percorrerá. É gratuito e está disponível para Android e iOS.

3. SontraCargo

De forma semelhante ao que faz o TruckPad, o SontraCargo ajuda os caminhoneiros a encontrarem os fretes mais próximos ao seu caminhão. Trata-se de uma ferramenta bastante útil, tanto para o caminhoneiro quanto para o cliente.

Como têm acesso mais rápido aos motoristas autônomos, as transportadoras passam a ter processos mais ágeis e produtivos, principalmente em períodos de pico, quando a oferta e a demanda ficam desequilibradas.

O uso do aplicativo ajuda a diminuir esperas, permite que o caminhoneiro dispense os agenciadores e facilita na busca de cargas disponíveis em seu trajeto para não fazer retornos de rota com o caminhão vazio. Está disponível para Android e é gratuito.

4. Quero Frete

Ferramenta voltada para caminhoneiros autônomos: é possível encontrar fretes de acordo com o tipo de veículo e a localização.

Por meio do aplicativo, o motorista pode negociar o serviço diretamente com a empresa. Está disponível para Android e é gratuito.

5. TNT Radar

Esse é o aplicativo da transportadora de encomendas expressas TNT. O usuário pode rastrear o andamento de cargas rodoviárias domésticas a qualquer momento, diretamente no celular.

O sistema identifica o dia do pedido, a localização da carga, suas movimentações e seu status. Todas as informações são repassadas em tempo real. É gratuito e está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Entregas rápidas

6. SpeedyBoy

Esse aplicativo ajuda a encontrar motoboys nas proximidades para atender a demandas de qualquer empresa.

O sistema usa geolocalização e torna mais ágeis a coleta e a entrega de documentos e objetos. Além disso, permite acompanhar a rota do motoboy. Disponível para Android, o aplicativo é gratuito.

7. Rapiddo

Concorrente do SpeedyBoy, o Rapiddo busca motoboys e bikers para entregas rápidas. No aplicativo, além de encontrar um profissional para fazer o serviço, é possível pagar e acompanhar o trajeto do entregador com facilidade.

Na plataforma, é possível solicitar tanto serviço imediato quanto agendar entregas. Está disponível para Android e é gratuito.

Trânsito e serviços

8. Waze

Empresas que têm transporte próprio, em geral precisam fugir de congestionamentos, principalmente em grandes metrópoles. O Waze ajuda o motorista a encontrar rotas alternativas, para reduzir atrasos e aumentar a eficiência e a produtividade.

O aplicativo combina os dados de localização do GPS com informações compartilhadas por usuários, que enviam alertas de acidentes, vias bloqueadas, pontos de congestionamento e demais informes que ajudam os motoristas a desviar para não ficarem parados. Disponível para Android e iOS, o aplicativo é gratuito.

9. JSL

Com esse aplicativo, é possível localizar lojas da rede Movida Rent a Car, filiais da JSL e postos de combustíveis conveniados. O sistema permite, ainda, traçar rotas até determinado destino.

Para caminhoneiros, o aplicativo oferece a visualização de cargas da JSL disponíveis e permite que eles se candidatem para transportá-las. Quando estiver em serviço, o motorista vê a rota até o destino com informações e contatos do cliente. Está disponível para Android e é gratuito.

E aí, gostou de conhecer apps de logística que podem ser úteis na sua empresa? Deixe o seu comentário contando a sua experiência ou expondo a sua dúvida. Queremos ouvi-lo!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"