Entenda a importância do design de embalagens para a sua marca!

Muito se ouve que a primeira impressão é a que fica, e no design de embalagens essa máxima se encaixa muito bem. A embalagem, principalmente no varejo, é a principal forma de primeiro contato do cliente com um produto. Além da função básica de proteção, o design de embalagem pensa em diversos outros aspectos que são essenciais para a relevância do produto no mercado.

Pensar na embalagem de seu produto vai muito além de uma caixa. Os profissionais da área sabem lidar exatamente com o que você precisa para diferenciar seu produto, e agregar os valores – tangíveis e intangíveis – que os consumidores esperam. Além de influenciar o poder de decisão de compra do cliente, a embalagem pode atuar em diversos aspectos percebidos do consumidor.

Neste post, vamos entender mais como funciona o design de embalagens, e como ele é essencial para o fortalecimento do seu negócio.

O destaque pela embalagem

No mercado atual, em que somos inundados de novos produtos diariamente, a concorrência é bastante agressiva. Uma das formas de se sobressair neste cenário é buscar a diferenciação do produto diante dos demais.

Para ilustrar essa situação, imagine-se entrando em um supermercado, onde existem vastas prateleiras (algumas que são até mais altas que você) onde nem sempre é fácil achar o que você realmente está procurando. Em uma situação como essa, algum produto ali lhe chamou a atenção, influenciando a sua decisão de compra, e você acabou o adquirindo, mesmo que este não tenha sido o real motivo da sua ida naquela gôndola. Esse é apenas um dos exemplos de como a diferenciação pelo design de embalagem funciona de maneira prática no dia a dia.

Investir no design de embalagens é uma ferramenta essencial nessa competição. No varejo, a disposição de um determinado produto é determinada por diversos fatores, sendo que o principal é o investimento do fabricante naquele espaço (para que seu produto fique na altura dos olhos do cliente). Ter uma embalagem que se destaque pode ser um coringa para todo tipo de situação, favorável ou não.

Entendendo as funções da embalagem

Além de pensar na embalagem disposta na prateleira, os profissionais da área projetam pensando em diversos outros fatores de igual importância, como:

Proteção do produto

Uma das funções básicas da embalagem é a proteção ao produto, e o material da embalagem é um dos pontos cruciais para isso. Se seu produto é frágil, sua embalagem deve proteger o conteúdo de danos causados por impacto. Caso seu produto seja sensível a luz, proteções contra UV devem ser aplicadas na parte que está em contato com produto. Vários cenários devem ser analisados, pois diferentes fontes podem causar danos aos produtos, acarretando em um marketing negativo do produto e em prejuízos diretos à empresa.

Transporte e logística

Outra função básica da embalagem é a de transporte. A embalagem deve facilitar a logística, tanto na hora de armazenar quanto ao mover em grandes e pequenas escalas. Nesse caso, ainda deve-se pensar além da embalagem unitária, considerando a embalagem para transporte que sairá da fabricação e irá até o local de venda. Quando mais embalagens unitárias couberem, justapostas em uma outra embalagem (prezando ainda pela já mencionada proteção do produto), mais se economiza com transporte, pois menos viagens terão de ser feitas para transportar a mesma quantidade do produto.

Para saber mais sobre como o design pode influenciar a logística em larga escala, leia este artigo. Já quando pensamos na embalagem unitária do produto, ela deve ser um agente facilitador do transporte do produto pelo cliente, oferecendo praticidade e conforto.

Embalagem como ferramenta do branding

O branding é um conjunto de práticas que visam a construção, valorização e gestão de uma marca. Assim como o branding ajuda a pensar como sua marca se posicionará no mercado, a embalagem também atua nesse mesmo cenário.

O design da embalagem deve ser pensado para que o posicionamento do produto, a exposição da marca, e o fortalecimento da relação com o cliente seja feito da forma mais efetiva possível. A embalagem em display pode ser o primeiro contato de um novo cliente com o produto ou marca, então ali se tem uma enorme chance de fidelizá-lo.

Embalagem como ferramenta de marketing

O design de embalagem, quando pensado enquanto ferramenta de marketing, tenta orientar o posicionamento do produto no mercado, ao mesmo tempo em que tenta satisfazer os desejos dos consumidores-alvo. A embalagem pode ser uma forma de propaganda de prateleira da marca ou produto, pois é uma forma de contato direto com o consumidor. Além disso, a embalagem, quando bem desenvolvida, estabelece uma associação direta entre o produto e a marca com a qual ele se relaciona.

Embalagem para sustentabilidade

Atualmente, agir de forma sustentável é uma prática essencial para se destacar no mercado. Os materiais e dimensões devem ser projetados levando uma série de fatores em conta, incluindo formas de economia de matéria-prima. Considerando que muitas embalagens são descartadas após a compra ou uso do produto, o design de embalagem entra como uma alternativa a isso. Embalagens recicláveis, reutilizáveis ou já feitas através de matéria prima reciclada contribuem para um menor impacto ambiental, melhorando a imagem e premissa ecológicas do produto.

Investir no design de embalagens dá resultado

O resultado de uma recente pesquisa feita pela Confederação Nacional das Indústrias foi de que 75% das empresas que investiram em design tiveram aumentos nas vendas, sendo que 41% também conseguiram reduzir custos. A pesquisa ainda indica que o consumidor, quando se depara com produtos semelhantes, escolhe aquele que possuir a embalagem mais atraente e prática, estando disposto até experimentar novas marcas se elas possuírem essas características.

A vantagens de se investir no design de embalagens são diversas, e sua atuação é muito estratégica no mercado atual. Além de promover o destaque do seu produto, aumentar sua competitividade no mercado e fortalecer seu produto e sua marca, ele ainda permite influenciar a decisão de compra e fidelizar novos consumidores, ao mesmo tempo em que permite contribuir de forma sustentável para o meio ambiente, reduzindo custos de produção e transporte.

Se você já optou entre dois produtos por causa da embalagem, ou tem alguma embalagem preferida, conte sua experiência pra gente nos comentários!

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