Impressão de embalagens: quais os tipos mais conhecidos?

A escolha correta do sistema de impressão de embalagens é essencial para a diferenciação de um produto. Determinar alguns parâmetros desde o início da produção, como o tipo de papel, a tiragem, em que superfície será aplicado, entre outros, são primordiais para a qualidade e o custo-benefício do produto.

Cada sistema de impressão deve se adaptar às diferentes necessidades do produto, e é por isso que deve ser cuidadosamente escolhido uma vez que os materiais possuem certas peculiaridades, principalmente quanto aos tipos de aderência para a tinta e a cor.

É importante ter em vista a vasta gama dos processos de impressão de embalagens disponíveis e sua adequação a cada caso. Um processo pode se revelar o mais adequado, mas se não houver meios de produção, por questões de preço, logística ou máquina, ficará inviabilizada sua exploração comercial.

Por exemplo, há a necessidade de valorizar o impresso, porém sem grandes custos. O sistema de impressão mais usual é a policromia sobre papel couché, que possui um custo alto mas com qualidade garantida. No entanto, é possível ter um benefício semelhante com um custo mais baixo realizando-se a impressão em duas cores sobre um papel diferenciado, seja pela textura ou pela cor. Especificidades como estas são diferenciais para a qualidade do produto e satisfação do cliente. Continue a leitura deste artigo e entenda um pouco mais sobre o assunto!

Confira agora os principais tipos de impressão de embalagens e seus diferenciais:

1. Offset

É o sistema de impressão baseado na repulsão natural entre a água e a tinta e é considerado um dos mais eficientes, pois possui rapidez para as tiragens e imprime em todos os tipos e gramaturas de papéis e plásticos flexíveis, além de garantir alta qualidade nas cores. É imensamente utilizado para imprimir grandes quantidades de materiais.

No offset a matriz é plana, assim, não é preciso relevo algum para que a tinta se aloje nas áreas marcadas com as imagens que devem ser impressas. No entanto, o sistema pode ser considerado frágil devido à necessidade de reajustes frequentes durante a impressão para evitar borrões e falhas.

Em contrapartida, temos o chamado offset digital que imprime sem a utilização de água e possui uma entrada digital de dados direto do computador para a impressora. A grande vantagem neste sistema é a qualidade da tonalidade das cores e contornos na impressão e o baixo custo para altas tiragens.

2. Rotogravura

Indicada para a impressão de um grande número de tiragem, resultando impressos de qualidade sobre suportes de baixa gramatura. Diferente da offset, a rotogravura possui a matriz em baixo relevo no cilindro de cobre uniforme, gravado e cromado. 

Ideal para a impressão sobre superfícies plásticas, metal, papelão e tecidos, auxiliando na confecção de embalagens. A rotogravura é um sistema de impressão direto, com secagem rápida da tinta, velocidade rápida na impressão, altíssima resistência na tiragem e de boa qualidade na impressão colorida.

3. Serigrafia

Popularmente conhecido como silkscreen, este sistema de impressão utiliza uma tela permeável de finíssimos fios sintéticos para imprimir em variados suportes: cerâmica, tecidos, cartões, metais, vidros, papéis irregulares e plásticos.

A qualidade da impressão depende de diversos fatores como a densidade da tela, a qualificação da mão de obra e do original a ser reproduzido. Pode-se alcançar uma impressão de qualidade para pequenas e médias tiragens.

4. Flexografia

É o principal sistema de impressão de embalagens. O equipamento de impressão contém uma uma matriz feita de material de fotopolímero denominado clichê. Este clichê é fixado em um cilindro que gira transferindo tinta à sua superfície ocorrendo o pressionamento em direção ao que será impresso.

A possibilidade de secagem rápida da tinta deve-se à utilização de tintas líquidas, a base de água ou solvente, que proporcionam uma produção em alta velocidade e qualidade na impressão de variados tipos de materiais, desde os mais finos, como plásticos de sacolas de supermercado, a papelão, laminação, entre outros.

5. Tipografia

Também considerada a arte da letra. É a impressão de tipos, ou seja, de letras em variados formatos. Cada tipo de letra é utilizado de acordo com o assunto e o objetivo do texto, em livros, por exemplo, o mais adequado é o serifado. Para designers, o saber dessa forma de impressão é essencial, principalmente para os que trabalham na área de diagramação.

A tipografia está ligada diretamente à evolução gráfica e à criação da impressora. Este foi o primeiro sistema utilizado para transferir tinta ao papel no mundo. Atualmente, é usada em estabelecimentos com pouco orçamento para a produção de documentos e também para aperfeiçoar alguns projetos.

6. Impressão Digital

A impressão digital é o sistema mais atual e rápido de imprimir imagens e materiais gráficos. Com o decorrer do tempo, a impressão digital alcançou a mesma qualidade e durabilidade das impressões pelo sistema offset.

Seu modo de produção ocorre a partir do envio de dados digitais do computador direto para a impressora. Além do mais, trabalha com tamanhos diferentes de impressão, favorecendo a produção de imagens com um ótimo nível de resolução. A impressão digital é um sistema de impressão direto, com secagem da tinta e velocidade rápidas na impressão, não há resistência da matriz na tiragem e é de altíssima qualidade na impressão colorida.

7. Hot-Stamp

O sistema de hot-stamp possui a mesma base da tipografia, porém com exceção do uso da tinta. O sistema funciona por meio de uma fita de material sintético envolvida de uma fina camada geralmente metálica. Esta camada ao receber uma pressão quente, funciona como um adesivo e descola-se da fita para aderir ao produto.

Este sistema de impressão é muito utilizado para acabamento ou incremento, além de ser essencial na produção de capas dura de livros fiscais ou de livros de TCC e monografia. Geralmente estampa-se em dourado, prateado ou outra cor metálica.

Quer saber mais sobre impressão de embalagens? Siga-nos em nossas redes sociais no Facebook, Twitter e Google+ e fique por dentro das últimas novidades! Estamos à disposição para ajudar você a encontrar a melhor embalagem para o seu negócio!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"