Logística de entrega: 9 erros que você precisa evitar

A logística é uma área muito importante para a empresa e seus resultados. Mesmo que seja vista como um setor operacional, ela está diretamente ligada à estratégia, à satisfação dos clientes e à eficiência do seu negócio. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados, principalmente na logística de entrega — dada a sua importância para qualquer empreendimento.

Os erros de gerência não consomem apenas os recursos financeiros, mas também afetam a sua credibilidade e prejudicam a satisfação dos consumidores.

Pensando nisso, conheça agora os nove erros que você precisa evitar na logística da sua empresa!

1. Desconsiderar o aspécto dinâmico da cadeia de suprimentos

A cadeia logística não é uma estrutura rígida. O que acontece em uma etapa do processo pode influenciar diretamente em outros pontos da cadeia, ou seja, tudo pode mudar de acordo com a demanda do cliente. Aliás, existe até a possibilidade de acontecer a logística reversa em algum momento.

Por isso, o mais sensato é considerar a cadeia de suprimentos como uma estrutura dinâmica. A demanda pode influenciar a gestão de compras, ao passo que um imprevisto faz com que o transporte opte por meios alternativos. Dessa forma, esse tipo de estrutura torna a logística mais robusta contra os empecilhos.

2. Exagerar no controle de indicadores

É essencial acompanhar os indicadores de desempenho dos processos para que o administrador saiba melhor os resultados de suas operações, a fim de que faça um planejamento mais eficiente. No entanto, a criação desses indicadores sem o devido critério promove a possibilidade de haver riscos de perda em meio a tanta informação.

Daí a importância em ter um controle melhor deles, para que o gestor não acompanhe os dados irrelevantes, perdendo o que realmente seja importante para o seu negócio — no tocante aos termos de planejamento e tomada de decisões.

3. Falhar na comunicação

Por ser uma área dinâmica, a logística recebe e envia grandes fluxos de dados. Portanto, os extravios de informações, atrasos e falhas de comunicação podem, consideravelmente, prejudicar os objetivos da empresa.

Em tempos em que a comunicação rápida e correta pode ser o diferencial estratégico de um negócio, não dar a devida importância para essa questão é um grande erro de logística que não deve acontecer.

4. Deixar de planejar as rotas de entrega

O planejamento de rotas tem relação com a criação de rotinas que buscam melhorar o tempo de entrega e o gasto de combustível, de modo a atender todos os pontos da melhor forma possível.

Nesse caso, utilizar um software também é essencial, visto que ele auxilia e garante o aumento da produtividade, reduzindo prazos de entrega, diminuindo custos, permitindo transportes mais eficientes e a otimização da satisfação dos clientes.

5. Não controlar todos os custos

O setor de logística é responsável por um dos maiores custos que um empreendimento possui: o de combustível. Isso sem levar em conta outros gastos, que envolvem mão de obra, estoques, manutenções, entre outros.

Logo, permitir o descontrole também é um dos erros de logística que um gestor precisa dar atenção, a fim de que seja evitado. Ao controlar rigorosamente os custos ocasionados, é possível saber as principais falhas e oportunidades de melhora.

Os erros relacionados à logística podem afetar outras áreas, como decisões de compras, estratégias comerciais e, principalmente, no que os clientes esperam, podendo ficar notória a ineficiência do processo de gestão. Posto isso, é essencial avaliar os meios e buscar, constantemente, as melhorias pertinentes.

6. Falta de preparo de pessoal

Uma grande falha de qualquer empreendimento é, por exemplo, treinar somente o seu pessoal de vendas e se esquecer da equipe de logística.

É necessário compreender que todos os profissionais precisam estar preparados adequadamente. Conectar as equipes é uma boa forma de fluir o planejamento da empresa. Nesse caso, reúna os grupos e ofereça um bom treinamento.

É fundamental que seus funcionários estejam preparados para fidelizar a clientela, permitindo uma incrível experiência àqueles que adquirem mercadorias do seu negócio. Nesse caso, o trabalho de um time treinado colabora para um atendimento ágil e eficaz.

Portanto, faça um planejamento com todos que estão engajados na empresa, mantenha as informações transparentes e os objetivos claros para que essas etapas sejam um grande sucesso.

7. Ter pouca visibilidade do sistema de informação

Quando alguma mercadoria se movimenta na cadeia de suprimentos, e a gestão a perde de vista, nesse caso, algum erro está acontecendo. A falta de visibilidade no sistema de informação impede que ocorram modificações e ajustes dinâmicos na rota logística que o produto segue, sem falar na possibilidade de perdas e extravios.

Por isso, é interessante garantir que a estrutura de sistema de informação possa estar preparada para garantir a visibilidade, favorecendo o acompanhamento e monitoramento.

8. Não se preocupar com o armazenamento

Um dos pontos mais importantes da logística e também de todo o negócio é o estoque. Quando ele é muito pequeno, existe o risco de acontecer uma situação de desabastecimento. No caso de ser grande, aumentam-se os custos, podendo até mesmo afetar a lucratividade do empreendimento e o preço do produto.

Além do mais, é preciso ter um bom controle de entrada e saída de mercadorias, a fim de evitar perdas, desvios e desperdícios. Dessa forma, não cometa o erro de ignorar o armazenamento. Em vez disso, promova uma gestão eficiente e integre o estoque aos setores de transporte e compras.

9. Não oferecer embalagens de qualidade

Uma grande preocupação da logística de entrega é a qualidade das embalagens usadas para acomodar mercadorias. São elas que garantem que os produtos estejam íntegros, evitando que ocorra alguma danificação.

Os consumidores estão acostumados a receber produtos em sacolas ou caixas inadequadas. Ao oferecer uma embalagem diferenciada, o cliente acaba sendo surpreendido e tendo uma experiência diferente com a que estava acostumado.

É necessário que as embalagens excedam às expectativas do público e se transformem em um diferencial.

Com o devido investimento nelas, as empresas conseguem demonstrar todo o cuidado que possuem. Em tempos que a palavra de ordem é diminuição de custos, os que mantiverem essa preocupação conseguirão se destacar em relação à sua concorrência.

Gostou do nosso texto sobre a logística de entrega e os erros que precisam ser evitados? Assine a nossa newsletter e fique por dentro deste e de outros assuntos relevantes para o seu negócio!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"