Saiba como escolher o perfil de embalagens ideal para seu negócio

Escolher um perfil de embalagens apropriado é uma demanda importante para as empresas. Um design moderno representa muito para o posicionamento de marca, além de proporcionar maior credibilidade junto ao cliente.

A qualidade dessas embalagens também deve ser pensada na hora da tomada de decisão. É importante que elas sejam capazes de armazenar o produto de forma adequada, oferecendo proteção e boas condições para que ele chegue intacto ao consumidor.

Neste post, você vai entender melhor como é relevante preocupar-se com as embalagens, além de conhecer as principais para poder decidir qual é a mais indicada ao seu negócio. Confira!

Os cuidados com transporte e armazenamento

Parte fundamental ao pensar em um perfil de embalagens para seus produtos, o transporte precisa ser considerado como fator crucial na hora de tomar uma decisão. Dependendo do modelo utilizado, algumas embalagens podem acabar sofrendo mais com os impactos, o que interfere na preservação do conteúdo.

O perfil de embalagens definido também deve armazenar de forma adequada seu produto, independentemente do tipo que estiver transportando. Nos casos dos alimentos, por exemplo, há uma grande preocupação em relação a como essas embalagens podem atuar impedindo que produtos perecíveis venham a estragar.

Nessa situação, é indispensável optar por materiais que consigam conservar o conteúdo da melhor forma possível, de modo que o produto chegue ao consumidor final em plenas condições de uso.

Perfil de embalagem e a relação custo-benefício

O investimento também deve ser vantajoso às empresas. Não surtirá efeitos optar por uma embalagem moderna, com um design bonito e sofisticado se, no final das contas, isso implicar em um custo muito alto para a empresa.

A decisão pelo melhor perfil de embalagens passa pelo equilíbrio. Uma opção interessante deve reunir pontos positivos como estética, conservação do conteúdo e alocação da melhor forma. Tudo isso deve estar associado a um preço que faça o investimento ser vantajoso.

A necessidade de um design moderno e funcional

A apresentação do produto é a metade do caminho para uma venda bem-sucedida. Muitas pessoas valorizam o design de embalagens e rótulos, especialmente quando as marcas em questão ainda não são referência no mercado.

Portanto, é sim muito importante buscar embalagens que apresentem uma aparência moderna e que consigam ser funcionais. Além de bonitas, elas devem alocar bem o conteúdo do produto e ser de fácil manuseio e estoque, tanto para a empresa quanto para o consumidor final.

Os principais perfis de embalagens existentes

Hoje, é possível encontrar os mais diversos perfis de embalagens para todos os tipos de produtos. Além do design, os materiais usados têm boas variações, que oferecem benefícios em quesitos como conservação e apresentação do produto.

Os diferentes segmentos de negócios têm demandas específicas quanto a essas embalagens, por isso, faz-se necessário conhecer as principais. A seguir, você confere algumas das mais utilizadas atualmente, podendo verificar qual é a mais útil para sua empresa.

Papelão ondulado

Visualmente, as caixas de papelão ondulado são como qualquer outra. Porém, é justamente sua composição interna que traz seu diferencial. O sistema de ondulação é uma camada interna do papelão que oferece maior resistência ao material e também protege os produtos de impactos.

Esse perfil de embalagem é bastante democrático, mas não oferece utilidade a cargas molhadas e cortantes, tendo em vista que, em ambas as situações, pode haver danificação da estrutura, colocando o produto em risco.

Embalagem para alimentos (alumínio)

As embalagens de alumínios são leves, fáceis de serem moldadas e ainda oferecem proteção extra para conteúdos que demandam maiores cuidados. O principal direcionamento das embalagens de alumínio é para a indústria alimentícia.

O material tem uma maior capacidade de conservação da temperatura necessária para o alimento, além de conseguir proteger o conteúdo de forma eficiente da incidência de calor e de luz.

Plástico

O plástico é capaz de dar origem aos mais versáteis perfis de embalagem vistos no mercado. Ele pode dar forma a designs variados, dentro de um custo-benefício muito interessante. Os principais usos desse tipo de embalagem são para produtos líquidos e bebidas em geral. Entretanto, há uma restrição para alimentos, tendo em vista que o plástico pode alterar o sabor das comidas.

Toda essa versatilidade tem um preço que as empresas devem pagar. O plástico não é um material biodegradável e isso pode soar mal para marcas que possuem públicos engajados com causas ambientais. Sendo assim, vale a pena considerar essa questão!

Tetra-pak

Bastante estabilizada no mercado, a tetra-pak é uma embalagem direcionada a laticínios de uma forma geral, além de bebidas. A curiosidade desse perfil de embalagens fica por conta de sua composição, que é feita de alguns materiais básicos: folha de alumínio, papel-cartão e polietileno.

Essa combinação oferece resistência às embalagens, flexibilidade para uma moldagem de acordo com o design desejado e a possibilidade de conservação do conteúdo, graças ao alumínio. Por isso ela é tão usada na indústria alimentícia.

Madeira

A principal característica da madeira é a proteção oferecida ao que é carregado dentro da embalagem, graças à sua resistência superior às outras opções disponíveis.

Ela é capaz de armazenar grandes volumes e, geralmente, é voltada para a indústria do agronegócio: frutas, legumes e vegetais costumam ser transportados e armazenados nesse perfil de embalagem.

Entretanto, as caixas de madeira têm um custo maior na sua produção, além de não serem tão capazes de conservar os produtos de alguns fatores naturais, como a umidade e o calor. Seu uso é bastante específico e, geralmente, não é prolongado, além de seu design ser rústico.

Os diferentes mercados têm suas necessidades e a importância de conhecer os principais tipos de embalagem é justamente fazer uma decisão capaz de atender ao seu negócio de forma completa.

Escolher o perfil de embalagens requer uma análise aprofundada sobre todas as vantagens que o material em questão oferece, assim como as limitações que ele impõe. Agora você já sabe mais sobre cada um e pode tomar a decisão mais acertada!

Gostou de saber mais sobre esse assunto tão importante? Aproveite para tirar todas as suas dúvidas nos comentários e contar quais materiais utiliza nas embalagens de sua empresa!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"