Sustentabilidade nas empresas: por que se preocupar e quais as melhores práticas?

Há um bom tempo, a sustentabilidade está sendo pauta em todos os meios de comunicação e até em nossas relações diárias. Embora nem todas as companhias levem isso em consideração, a sustentabilidade nas empresas é um tema que deve ser debatido e colocado em prática pelos gestores e líderes.

Apesar de se tratar de um assunto amplamente discutido, muitas pessoas ainda possuem uma série de dúvidas ou acham que adotar uma vida mais sustentável para si e para o seu negócio sairá mais caro ou será trabalhoso.

O fato é que, após o período de transição, a maior parte das práticas sustentáveis trará inúmeros benefícios para um empreendimento — e a redução de gastos é um deles. Quer entender melhor como essa postura pode ser vantajosa para a sua empresa? Continue a leitura!

Por que é importante aderir à sustentabilidade nas empresas?

O mundo está mudando e as pessoas também. Não acompanhar essa transformação é algo arriscado para um negócio, visto que o público buscará os benefícios que a empresa não oferece nas concorrentes. Abaixo, listamos algumas das vantagens que a adesão à sustentabilidade pode proporcionar. Confira!

Contribui para um mundo melhor

Uma companhia, por menor que seja, pode trazer alguns tipos de impactos negativos para o ambiente em que está inserida. Porém, esses impactos podem (e devem) ser minimizados. Além da escolha de processos e materiais que prejudiquem menos o meio ambiente, é possível adotar inúmeras atitudes positivas, que contribuem para um mundo melhor.

Torna a marca mais competitiva

cliente de hoje se preocupa muito mais com a questão da sustentabilidade ao escolher uma marca. Há, por exemplo, muitos veganos, que não utilizam nenhum produto que seja de origem animal ou que tenha explorado algum deles para a sua produção.

Pensar nesse e em outros tipos de público na hora de tomar decisões importantes para um negócio, como a escolha de fornecedores, de ingredientes e do tipo de embalagem que a mercadoria terá, pode se tornar uma vantagem competitiva, diferenciando-o da concorrência.

É claro que cada produto tem o seu tipo de público. Porém, pensar de maneira mais ampla e considerar todas as hipóteses possíveis, avaliando as tendências do mercado, os desejos e as necessidades do seu público em específico, fará com que sua estratégia seja a mais acertada possível.

Motiva os colaboradores

Uma organização que preza pela sustentabilidade é um local onde as pessoas sentem mais prazer em trabalhar. Afinal, elas sabem que, além de estarem ali por um salário, estão ajudando no crescimento de uma marca que se preocupa com o próximo e com o meio ambiente.

Isso porque a responsabilidade social também é uma premissa da sustentabilidade. Então, uma empresa sustentável também preza por temas como educação e cultura.

Sendo assim, com valores bem estabelecidos dentro da companhia e um trabalho que realmente siga os preceitos da sustentabilidade, os colaboradores também passam a se engajar mais nas causas e, consequentemente, a trabalhar com mais motivação.

Como adotar práticas sustentáveis em uma companhia?

Agora que você já entendeu a importância da sustentabilidade em uma empresa, deve estar se perguntando como, de maneira prática, pode incorporá-la. Veja algumas práticas sustentáveis que você pode adotar de maneira progressiva:

Reavalie seus fornecedores

Uma companhia pode ser a mais correta possível e escolher sempre a maneira mais transparente de trabalhar, mas um fornecedor errado (ou que não tenha tanta credibilidade) é capaz de acabar com a sua reputação.

Por esse motivo, é importante que, além de escolher muito bem os fornecedores, sempre pesquisando bastante o mercado e buscando referências, você esteja atento às notícias e mudanças que possam ocorrer.

Avalie se essas empresas possuem valores parecidos com os de sua marca e se também procuram ser sustentáveis. Assim, será criada uma rede de empresas sustentáveis — e o impacto positivo cresce cada vez mais.

Lembre-se de que os consumidores estão mais exigentes. O fácil acesso às informações, por meio da internet, faz com que qualquer descuido na conduta de uma marca seja conhecida por um público muito grande em pouquíssimo tempo.

Incentive a economia de materiais, água e energia elétrica

Materiais de escritório, como papéis e clipes, são usados com consciência em sua empresa? Sabemos que o desperdício de papel, muitas vezes, é algo quase cultural nas firmas, já que as pessoas imprimem tudo a todo o momento. Portanto, tente levar essa consciência ambiental aos seus colaboradores, incentivando o uso de rascunhos sempre que possível e não imprimindo documentos sem necessidade.

A água e a energia elétrica são outros recursos que costumam ser desperdiçados nos ambientes de trabalho. Sendo assim, espalhe avisos e lembretes para que seus funcionários estejam conscientes de apagar a luz quando não há ninguém em uma sala ou desligar um equipamento que não está sendo usado, por exemplo.

Escolha equipamentos que consumam menos energia na hora de comprá-los. Considere também trocar as lâmpadas pelas de LED, que possuem um consumo de energia mais baixo.

Identifique todos os comportamentos que possam desperdiçar recursos e faça uma lista de boas práticas de sustentabilidade, para que sua equipe utilize no trabalho e na vida. A economia financeira também valerá a pena!

Incorpore ações de responsabilidade social

Sustentabilidade não se refere apenas à preservação do meio ambiente, mas à responsabilidade social também. Por isso, ofereça um ambiente íntegro aos seus funcionários e busque criar ações, campanhas e condutas que sigam esse viés. Algumas opções são:

  • oferecer vale-cultura aos colaboradores;
  • separar o lixo;
  • incentivar o comércio local;
  • apoiar instituições de caridade;
  • fazer campanhas de arrecadação de roupas e alimentos para essas instituições;
  • gerar mais empregos;
  • criar campanhas de conscientização sobre problemas comuns da sociedade etc.

Invista em embalagens sustentáveis

A embalagem é, muitas vezes, um dos primeiros itens que o cliente vê da sua marca ao encontrar um produto no ponto de venda — ou até por meio de anúncios publicitários, nos quais ela já está exposta.

Sendo assim, esse quesito possui um impacto muito grande, afinal a primeira impressão é a que fica. Uma embalagem atraente é capaz de despertar o interesse do consumidor e, se ela se mostrar sustentável, pode fazer com que a mercadoria ganhe pontos extras.

A escolha dos materiais corretos para embalar o produto, pensando em todo o processo de armazenamento, logística, funcionalidade e sustentabilidade, pode ser feita de maneira bastante criativa. Isso confere ainda mais personalidade à marca.

Investir em embalagens sustentáveis aumentará a contribuição da empresa com a sociedade. Como consequência, o posicionamento e a imagem de seu produto perante o público serão beneficiados.

E você? Tem mais alguma ideia de como aderir à sustentabilidade nas empresas? Deixe seu comentário e ajude mais gestores a aumentarem o impacto social de seus negócios!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"