Transportadoras: como embalar produtos e prestar bom atendimento?

Embalar produtos é relativamente fácil e faz parte do dia a dia das empresas. Porém, trata-se de um processo que oferece diversas oportunidades inexploradas.

A preocupação em oferecer a melhor mercadoria ao consumidor é imprescindível, mas saiba que uma boa embalagem pode fazer toda a diferença perante os clientes. E isso vale para todos os estágios da compra.

Uma embalagem de qualidade, além de cumprir com seus requisitos básicos (que são proteger o produto e garantir que ele chegue intacto ao consumidor), também tem o poder de, se bem trabalhada, encantar o público.

Quer saber quais são os pontos principais que você deve levar em consideração na hora de embalar os produtos da sua empresa e, assim, prestar um melhor atendimento? Continue a leitura e confira nossas dicas!

Coloque informações completas

Pegar um produto na prateleira para ler sua embalagem e se deparar com informações confusas e incompletas é muito frustrante para o consumidor, certo?

Portanto, para evitar que seus clientes passem por experiências do tipo, é preciso pensar nesse detalhe antes do desenvolvimento da embalagem. Converse com sua equipe sobre quais são as informações imprescindíveis além das que são obrigatórias por lei.

Crie um design atraente

A beleza da embalagem também é fundamental durante o processo de compra, visto que uma aparência bonita transmite muito mais confiança e credibilidade ao consumidor. Além disso, há o fato de que alguns elementos e cores se destacam aos olhos das pessoas, fazendo com que elas vejam o seu produto antes do de concorrentes.

Lembre-se de que embalagens bem-criadas agregam valor à marca, pois transmitem sofisticação. Porém, tudo isso deve ser escolhido por uma equipe profissional, que saiba o que está fazendo, para que o invólucro condiga com o que a marca e a mercadoria realmente oferecem.

Transpareça a personalidade da marca

A embalagem é a primeira oportunidade de um produto se mostrar ao cliente. E, neste momento, reforçar a sua personalidade é muito importante.

Aproveite o espaço para fazer a propaganda da empresa e de todos os benefícios que seu produto oferecerá ao consumidor. Use a identidade visual da marca em todas as embalagens, inclusive nas de envio de encomendas feitas pela internet: isso vai ajudar a fixá-la na mente das pessoas.

Claro que o espaço é reduzido, mas, se você escolher as principais características do item e souber transmiti-las da maneira adequada, a mensagem será captada. Para saber se você fez as escolhas certas, realize testes com uma amostra do seu público e analise os resultados antes de dar o veredito final para as embalagens da empresa.

Preocupe-se com a resistência da embalagem

Economizar na embalagem é algo que deve ser feito de maneira consciente, apenas tentando diminuir os custos com fornecedores, mas nunca a sua qualidade. Isso porque estamos falando de um item essencial para garantir que a mercadoria chegue ao consumidor final da mesma maneira que saiu da empresa.

Por isso, converse bastante com a companhia responsável pelas embalagens de seus produtos e seja muito detalhista na hora de passar todas as especificações de suas peças. Juntos, será possível chegar ao consenso de quais os materiais ideais para proteger e acomodar os itens em questão.

Prefira materiais sustentáveis

Hoje em dia, há uma infinidade de matérias-primas para a confecção de embalagens e escolher pelas mais sustentáveis pode agregar ainda mais valor a uma marca. As opções biodegradáveis, por exemplo, são excelentes para as marcas que prezam pela sustentabilidade.

Além disso, esteja sempre atento ao desperdício de materiais ou recursos e planeje as embalagens de maneira que haja economia também nos processos logísticos. Afinal, a sustentabilidade está em todos os detalhes (e eles sempre serão percebidos por quem está comprando de você).

Pense em como a embalagem será utilizada

Alguns setores, como o alimentício, permitem que a embalagem seja personalizada de acordo com o seu uso. Isso é o que acontece com a caixa de leite que vem com a tampa que facilita o seu uso, os pacotes de biscoito que têm aquela fitinha para ajudar na abertura e as latas que já vêm com abridor, dentre muitos outras.

Facilitar a vida do consumidor e trazer praticidade à sua rotina é uma maneira de mostrar o quanto a marca se preocupa com o seu bem-estar e, desta maneira, se diferenciar da concorrência. Outra forma de agradar os clientes é oferecer produtos em embalagens que possam ser reutilizadas, como os famosos copos de requeijão, por exemplo.

Faça pesquisas de mercado, entenda quais são os anseios e as necessidades de seu público e tente explorar isso na hora de desenvolver produtos e embalagens. Com certeza, eles vão notar a diferença!

Adapte os tamanhos

A realidade das famílias brasileiras mudou bastante nos últimos anos: é comum vermos pessoas morando sozinhas, casais sem filhos e famílias pequenas. Assim, nem todo mundo quer adquirir um produto alimentício que venha em uma embalagem muito grande (e cujo conteúdo possa perecer antes de ser consumido).

Portanto, busque adaptar os tamanhos das embalagens para os mais variados públicos de seu produto. Mas, primeiramente, realize uma boa pesquisa e saiba quais seriam os mais indicados a eles.

Pense também no espaço que a mercadoria vai ocupar tanto nas gôndolas quanto na casa do cliente e no que pode ser feito para melhorar essa questão.

Priorize a integridade do produto

Tudo o que falamos é de extrema importância para conquistar e fidelizar seus clientes. Porém, é preciso sempre lembrar que a prioridade de uma embalagem é garantir a integridade física do produto.

Por isso, se o item que você está vendendo não permite muitas extravagâncias na hora de embalá-lo, opte pelo básico (porém eficiente) método e material de embalagem.

O que vale aqui é entregar a mercadoria em perfeitas condições. Então, antes de tudo, assegure-se disso e só depois deixe a criatividade fluir em cima do tipo de embalagem que você tem em mãos.

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